Melhores pneus para moto 160: Durabilidade ou Grip?

Juliana Lima Silva
Juliana Lima Silva
12 min. de leitura

Escolher o pneu certo para sua moto 160cc é uma decisão que afeta diretamente sua segurança, conforto e o custo de manutenção. Modelos populares como a Honda CG 160 e a NXR 160 Bros têm necessidades distintas, dependendo do seu uso principal: asfalto urbano ou terrenos mistos.

Este guia definitivo analisa as melhores opções do mercado, detalhando para quem cada pneu é indicado. Aqui, você encontrará as informações que precisa para decidir entre maior durabilidade para o dia a dia ou mais aderência para aventuras.

Como Escolher o Pneu Ideal para Sua Moto 160

A escolha do pneu perfeito depende de três fatores principais: seu tipo de uso, a durabilidade desejada e o nível de aderência que você precisa. Se você roda principalmente na cidade, pneus do tipo street com compostos mais duros oferecem maior vida útil, economizando dinheiro a longo prazo.

Por outro lado, se você enfrenta estradas de terra ou condições de pista molhada com frequência, um pneu com sulcos mais profundos e composto mais macio, seja on/off-road ou um street com foco em grip, garantirá mais segurança e controle.

Avalie sua rotina para balancear esses elementos e encontrar o pneu que serve exatamente ao seu propósito.

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Análise dos 10 Melhores Pneus para Moto 160

1. Par Pneu Technic Bros 160 (90/90-19 + 110/90-17)

O conjunto da Technic para a Bros 160 é uma solução de ótimo custo-benefício para quem busca versatilidade. Com um desenho de banda de rodagem misto, ele se comporta de maneira competente tanto no asfalto quanto em estradas de terra de baixa e média dificuldade.

Os blocos centrais garantem uma rodagem suave em vias pavimentadas, enquanto os blocos laterais mais espaçados oferecem a tração necessária para incursões fora de estrada. A construção do pneu foca em um equilíbrio entre durabilidade e aderência, sendo uma opção para uso diário que não decepciona em passeios de final de semana.

Este par de pneus é a escolha ideal para o proprietário de Bros 160 que tem um uso verdadeiramente misto. Se você mora em uma área com trechos de asfalto e terra no seu trajeto diário, ou gosta de explorar estradas rurais sem comprometer o conforto na cidade, o conjunto da Technic entrega o que promete.

Ele não é um pneu de performance extrema em nenhuma das duas superfícies, mas sua grande força é a capacidade de transitar entre elas com segurança e um desgaste regular, representando uma compra inteligente e econômica.

Prós
  • Excelente custo-benefício
  • Bom desempenho em uso misto (on/off-road)
  • Durabilidade adequada para o preço
Contras
  • Aderência em asfalto molhado é apenas satisfatória
  • Pode apresentar um pouco de ruído em altas velocidades no asfalto
  • Não é indicado para trilhas pesadas ou lama profunda

2. Par Pneu Vipal ST600 CG 160 (80/100-18 + 90/90-18)

O Vipal ST600 é um pneu projetado com o piloto urbano em mente, especialmente aqueles que usam a moto como ferramenta de trabalho. Seu design prioriza o escoamento de água, com sulcos bem desenhados que ajudam a manter o contato com o asfalto em dias de chuva.

O composto de borracha é formulado para maximizar a quilometragem, resistindo bem ao desgaste constante do para e anda do trânsito. É um pneu que oferece segurança para as condições urbanas mais comuns, sem focar em alta performance.

Para o motoboy, o entregador ou qualquer motociclista que roda centenas de quilômetros por semana na cidade, o Vipal ST600 é um aliado. Se seu principal critério de escolha é durabilidade e um preço de aquisição baixo, este conjunto é imbatível.

Ele entrega uma performance segura no seco e no molhado para o dia a dia, permitindo que você se preocupe menos com a troca de pneus e mais com seu trabalho. Contudo, não espere dele a mesma aderência em curvas de um pneu esportivo.

Prós
  • Alta durabilidade e quilometragem
  • Bom escoamento de água em pista molhada
  • Preço competitivo, ideal para uso profissional
Contras
  • Aderência em curvas é limitada em pilotagem agressiva
  • Conforto pode ser inferior a modelos mais caros

3. Pneu Pirelli MT60 Traseiro Bros 160 (110/90-17)

O Pirelli MT60 é uma referência no segmento on/off-road para motos de baixa e média cilindrada. Sua construção radial e o desenho otimizado dos blocos oferecem um nível de aderência no asfalto muito superior à maioria dos pneus de uso misto.

Ele permite inclinações seguras em curvas e transmite muita confiança em altas velocidades. Ao mesmo tempo, sua capacidade de tração em estradas de terra batida é excelente, tornando-o um verdadeiro pneu 80% on-road e 20% off-road.

Este pneu é para o dono de Bros 160 que não abre mão da performance e da segurança no asfalto, mas quer a liberdade de pegar um desvio de terra sem medo. Se você usa a moto majoritariamente na cidade e estrada, mas gosta de aventuras ocasionais em terrenos não pavimentados, o MT60 é a escolha premium.

Ele eleva o nível da ciclística da moto no asfalto, parecendo mais um pneu street do que um misto, mas sem abandonar a vocação aventureira.

Prós
  • Excelente aderência no asfalto, seco ou molhado
  • Ótima estabilidade em curvas e altas velocidades
  • Boa capacidade de tração em estradas de terra
Contras
  • Preço significativamente mais alto que a concorrência
  • Durabilidade é menor devido ao composto mais macio

4. Pneu Pirelli City Dragon Dianteiro CG 160 (80/100-18)

O Pirelli City Dragon é um pneu desenvolvido para o motociclista urbano que busca um equilíbrio entre durabilidade e segurança. O desenho da banda de rodagem foi pensado para oferecer agilidade nas mudanças de direção e um bom contato com o solo.

A estrutura do pneu é robusta, visando resistir às imperfeições do asfalto das cidades brasileiras. Ele se posiciona como uma opção confiável e duradoura da Pirelli, uma marca com forte reputação no mercado.

Se você é proprietário de uma CG 160 e busca um pneu de marca renomada que ofereça uma boa vida útil para o trajeto casa-trabalho, o City Dragon é uma aposta segura. Ele é perfeito para o piloto que não pratica uma pilotagem esportiva, mas valoriza a estabilidade em retas e a previsibilidade em frenagens.

É uma escolha racional que une a confiança da marca Pirelli a um produto focado na realidade do trânsito urbano diário.

Prós
  • Boa durabilidade para uso urbano
  • Marca com reputação de qualidade e confiança
  • Estrutura reforçada para aguentar buracos
Contras
  • Aderência em pista molhada é boa, mas não excepcional
  • O desempenho em curvas não é seu ponto forte

5. Par Pneu Maggion Bros 160 (90/90-19 + 110/90-17)

O conjunto da Maggion para a Bros 160, com o modelo Viper, é uma alternativa nacional que foca no custo-benefício e na durabilidade. O desenho dos pneus é claramente voltado para o uso misto, com cravos que garantem tração na terra sem serem excessivamente agressivos para o asfalto.

O composto de borracha tende a ser mais duro, o que se traduz em uma quilometragem elevada, um fator importante para quem roda muito e quer gastar pouco com manutenção.

Este par de pneus da Maggion é indicado para o motociclista que busca a opção mais econômica possível para sua Bros 160 sem recorrer a pneus de qualidade duvidosa. Se o seu orçamento é o fator decisivo e seu uso é moderado, tanto na cidade quanto em estradas de chão batido, ele cumpre sua função.

É uma escolha pragmática para quem precisa de um pneu funcional para locomoção, mas não tem a performance como prioridade.

Prós
  • Preço muito acessível
  • Alta durabilidade e rendimento quilométrico
  • Produto de fabricação nacional
Contras
  • Aderência, especialmente em piso molhado, é inferior a marcas premium
  • Pode ser ruidoso no asfalto
  • Sensação de segurança em curvas é menor

6. Pneu Levorin Dakar 2 Traseiro CG 160 (90/90-18)

O Levorin Dakar 2 é um pneu com uma proposta interessante para a CG 160. Embora seja uma moto street, este pneu tem um desenho de uso misto, com blocos um pouco mais pronunciados.

Isso o torna uma opção para quem enfrenta ruas de paralelepípedo, asfalto de péssima qualidade ou mesmo trechos curtos de terra. Ele busca oferecer mais robustez e tração em condições adversas do que um pneu street tradicional.

Para o piloto de CG 160 que mora na periferia, em áreas com ruas não pavimentadas ou com asfalto muito ruim, o Dakar 2 é uma solução inteligente. Ele sacrifica um pouco da performance pura no asfalto liso para entregar mais confiança e resistência onde o piso é ruim.

Se você sente que um pneu 100% street sofre muito no seu trajeto diário, esta opção da Levorin oferece um compromisso que pode aumentar sua segurança e a vida útil do pneu.

Prós
  • Robusto e resistente a buracos e pisos irregulares
  • Versátil para quem pega trechos de terra com uma moto street
  • Boa tração em pisos de baixa aderência
Contras
  • Pode gerar mais vibração e ruído no asfalto liso
  • Aderência em curvas no asfalto é inferior a um pneu street puro

7. Pneu Vipal TR400 Dianteiro Bros 160 (90/90-19)

O Vipal TR400 é um pneu dianteiro de uso misto que se destaca pela durabilidade. Seu desenho com blocos bem distribuídos e um composto mais rígido foi feito para rodar muitos quilômetros.

Ele oferece um comportamento previsível em diferentes tipos de terreno, sendo uma opção confiável para quem não quer se preocupar com trocas constantes. A performance geral é equilibrada, sem grandes destaques em aderência, mas com uma excelente longevidade.

Este pneu é para o proprietário de Bros 160 que prioriza a economia acima de tudo. Se você usa a moto para longos deslocamentos diários em terrenos variados e seu principal objetivo é maximizar o intervalo entre as trocas de pneu, o TR400 da Vipal é uma escolha acertada.

Ele é um pneu para o trabalho, para rodar sem preocupação com o desgaste, entregando um nível de segurança adequado para uma pilotagem consciente e focada na locomoção.

Prós
  • Excelente durabilidade e alto rendimento quilométrico
  • Preço competitivo no mercado
  • Comportamento equilibrado em asfalto e terra
Contras
  • Grip em condições extremas (chuva forte, lama) é limitado
  • Não inspira confiança para uma pilotagem mais esportiva no asfalto

8. Pneu Maggion Viper Traseiro Bros 160 (110/90-17)

O Maggion Viper traseiro para a Bros 160 segue a mesma filosofia do par da marca: foco total em durabilidade e baixo custo. É um pneu de uso misto, com sulcos que permitem boa tração em pisos de baixa aderência como terra e cascalho.

O composto de borracha é duro, o que garante que ele vai demorar a se desgastar, mesmo sob uso intenso. É uma opção popular para quem busca uma reposição econômica.

Se você precisa trocar apenas o pneu traseiro da sua Bros e o orçamento está apertado, o Maggion Viper é uma das opções mais baratas que você encontrará. Ele é ideal para o motociclista que roda em velocidade moderada e usa a moto como veículo de transporte básico, sem exigir performance.

Para trajetos curtos em terrenos mistos ou para quem roda muito na cidade e quer economizar ao máximo, este pneu cumpre a sua função primordial.

Prós
  • Um dos pneus mais baratos do mercado
  • Durabilidade muito alta
  • Tração decente em estradas de terra seca
Contras
  • Baixa aderência no asfalto molhado, exige muita cautela
  • Conforto e absorção de impactos são reduzidos
  • Sensação de instabilidade em velocidades mais altas

9. Pneu Technic Tiger Dianteiro CG 160 (2.75-18)

O Technic Tiger é um pneu dianteiro com um design que remete aos pneus esportivos, com sulcos direcionais que visam otimizar o escoamento de água e a agilidade. Na medida 2.75-18, ele se apresenta como uma alternativa ao 80/100-18 original da CG 160, sendo um pouco mais fino.

A proposta é oferecer uma direção mais rápida e um visual diferenciado, mantendo um bom custo-benefício, característica da marca Technic.

Este pneu é para o dono de CG 160 que gosta de customizar a moto e busca um pneu com apelo visual esportivo sem gastar muito. Se você quer uma resposta de direção mais ágil para ziguezaguear no trânsito e valoriza um bom desempenho em dias de chuva, o Tiger pode ser uma opção interessante.

A medida mais estreita pode alterar levemente o comportamento da moto, algo que alguns pilotos preferem pela agilidade extra.

Prós
  • Design esportivo e atraente
  • Bom escoamento de água
  • Preço acessível
Contras
  • A medida 2.75-18 é mais estreita que a original, o que pode reduzir a área de contato
  • Durabilidade pode ser menor que a de pneus focados em quilometragem

10. Par de Pneus Aro 18 para CG 160 e Similares

Este produto representa uma categoria de pneus genéricos ou de marcas menos conhecidas, vendidos como um pacote econômico para motos aro 18 como a CG 160. Geralmente, são pneus importados de baixo custo, focados exclusivamente no preço.

O design e o composto são básicos, projetados para cumprir a função de rodar com o menor investimento inicial possível. A qualidade e a durabilidade podem variar muito entre diferentes ofertas.

Este tipo de conjunto é indicado unicamente para o motociclista que enfrenta uma emergência financeira e precisa colocar a moto para rodar com o mínimo de gasto. Se a sua prioridade é apenas o preço e você tem uma pilotagem extremamente defensiva, em baixas velocidades e condições ideais, ele pode ser uma solução temporária.

É fundamental estar ciente de que a segurança, especialmente em piso molhado e em frenagens de emergência, é significativamente inferior à de pneus de marcas estabelecidas.

Prós
  • Preço extremamente baixo
  • Solução rápida para uma necessidade imediata
Contras
  • Segurança comprometida, especialmente no molhado
  • Durabilidade imprevisível e geralmente baixa
  • Qualidade de construção e materiais questionável

Urbano (Street) vs. Misto (On/Off-Road): Qual o seu uso?

Entender a diferença entre pneus urbanos e mistos é o primeiro passo para uma boa escolha. Pneus urbanos, ou 'street', são feitos para o asfalto. Eles possuem sulcos menores e uma maior área de borracha em contato com o chão, o que maximiza a aderência e a estabilidade em vias pavimentadas, tanto secas quanto molhadas.

São a escolha certa para a Honda CG 160 e para quem roda 100% do tempo na cidade. Já os pneus mistos, ou 'on/off-road', são projetados para versatilidade. Eles têm cravos maiores e sulcos mais profundos para garantir tração em terra, cascalho ou lama.

No asfalto, podem ser um pouco mais ruidosos e ter uma aderência ligeiramente menor em curvas. São ideais para a Honda Bros 160 e para quem divide o caminho entre a cidade e o campo.

Com Câmara (TT) ou Sem Câmara (TL)? Entenda a Diferença

A sigla no seu pneu indica uma característica fundamental. TT significa 'Tube Type', ou seja, o pneu precisa de uma câmara de ar interna para manter a pressão. É o padrão em motos com rodas raiadas, como a Bros 160.

Em caso de furo, o ar escapa rapidamente. A sigla TL significa 'Tubeless', ou pneu sem câmara. Ele veda diretamente no aro da roda, que precisa ser apropriado para isso, como as rodas de liga leve da CG 160 Titan.

A grande vantagem do pneu TL é a segurança: em caso de furo por um objeto pequeno, o ar sai lentamente, dando tempo para o piloto parar com segurança. O reparo também é mais simples e rápido.

Você nunca deve montar um pneu TT sem câmara, pois ele não foi projetado para vedar no aro.

Guia de Medidas: Pneus para CG 160 vs. Bros 160

Usar a medida correta de pneu é vital para a segurança e o bom comportamento da sua moto. Cada modelo é projetado para operar com um tamanho específico, que influencia a estabilidade, a capacidade de inclinação e até a precisão do velocímetro.

Antes de comprar, sempre confirme as medidas no manual do proprietário ou na lateral dos seus pneus atuais. Como referência, estas são as medidas padrão:

  • Honda CG 160 (Fan, Titan, Start): Dianteiro 80/100-18 e Traseiro 90/90-18.
  • Honda NXR 160 Bros: Dianteiro 90/90-19 e Traseiro 110/90-17.

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