Melhores Pneus Para Moto: Custo-Benefício e Tração
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Escolher o pneu certo para sua moto é uma decisão fundamental para sua segurança e para o desempenho da pilotagem. Com tantas marcas, modelos e especificações, o processo pode ser confuso.
Este guia definitivo foi criado para simplificar sua escolha. Aqui, analisamos os 10 melhores pneus de moto disponíveis, detalhando para quem cada um é indicado e quais seus pontos fortes e fracos.
Seja você um motociclista que usa a moto para trabalhar, um fã de viagens ou alguém que busca performance, você encontrará a opção ideal para seu perfil e seu bolso.
Como Escolher o Pneu Certo Para Sua Moto?
Antes de analisar os produtos, é importante entender os fatores que definem a escolha correta. O pneu ideal depende de uma combinação de fatores técnicos e do seu estilo de uso. Ignorar esses pontos pode resultar em uma compra inadequada, afetando a dirigibilidade e a segurança.
Nossas análises e classificações são completamente independentes de patrocínios de marcas e colocações pagas. Se você realizar uma compra por meio dos nossos links, poderemos receber uma comissão. Diretrizes de Conteúdo
- Tipo de moto: Motos street como a CG Titan, CUBs como a Honda Biz e trails como a Bros ou XRE têm necessidades diferentes de pneus. As medidas e o desenho da banda de rodagem são específicos para cada categoria.
- Seu uso principal: Você roda majoritariamente no asfalto da cidade, pega estradas de terra com frequência ou busca performance em curvas? Pneus urbanos priorizam durabilidade, enquanto pneus de uso misto precisam de tração em diferentes terrenos.
- Pneu com ou sem câmara (TT vs TL): Verifique se a roda da sua moto é projetada para pneus tubeless (sem câmara, TL) ou tube type (com câmara, TT). Usar o tipo errado compromete a segurança.
- Orçamento: Existem ótimas opções em todas as faixas de preço. Marcas premium como a Michelin geralmente oferecem mais tecnologia e durabilidade, enquanto marcas nacionais como Vipal, Maggion e Technic entregam um excelente custo-benefício.
Análise: Os 10 Melhores Pneus de Moto do Mercado
1. Michelin City Extra 90/90-18 TL (Sem Câmera)
O Michelin City Extra é a escolha ideal para o motociclista que roda diariamente em centros urbanos e não abre mão da segurança, especialmente em dias de chuva. Se você usa sua moto para trabalhar e depende dela todos os dias, este pneu sem câmara justifica o investimento.
A tecnologia empregada pela Michelin visa oferecer uma durabilidade superior à média da categoria, o que a longo prazo compensa seu preço inicial mais elevado. Ele foi projetado para motos street de baixa e média cilindrada, como a Honda CG Titan e a Yamaha Factor.
Sua principal característica é a excelente aderência em piso molhado, graças ao desenho da banda de rodagem que escoa a água de forma eficiente. Isso se traduz em frenagens mais seguras e maior estabilidade em poças de água.
A construção robusta também o torna mais resistente a furos e pequenos detritos, um benefício para quem enfrenta o asfalto irregular das cidades. É um pneu para quem busca tranquilidade e performance consistente, sabendo que está com um produto de uma das marcas mais confiáveis do mundo.
- Excelente aderência em piso molhado.
- Durabilidade do pneu acima da média.
- Construção resistente a furos.
- Tecnologia de uma marca premium.
- Preço significativamente mais alto que concorrentes nacionais.
- O foco em durabilidade pode torná-lo um pouco mais rígido para alguns pilotos.
2. Vipal ST300 90/90-18 Traseiro para CG/Titan
Para o motociclista que busca o melhor custo-benefício para sua CG Titan, YBR ou moto similar, o Vipal ST300 é uma aposta certeira. Este pneu é projetado para o uso severo do dia a dia, sendo uma opção popular entre motoboys e trabalhadores que rodam muitos quilômetros diariamente.
Ele não tem a mesma sofisticação de um Michelin, mas entrega o que promete: uma boa vida útil e um comportamento previsível no asfalto seco.
O Vipal ST300 possui uma estrutura convencional e um desenho de banda de rodagem pensado para o uso urbano. Sua principal vantagem é o equilíbrio entre durabilidade e preço. Você obtém um pneu confiável, de uma marca nacional reconhecida, sem precisar fazer um grande investimento.
Ele é indicado para quem prioriza a economia na hora da troca, mas ainda quer um produto que ofereça segurança para a rotina de trabalho ou deslocamento diário.
- Excelente custo-benefício.
- Boa durabilidade para uso urbano intenso.
- Marca nacional com ampla disponibilidade.
- Comportamento seguro e previsível em piso seco.
- Aderência em piso molhado é apenas mediana.
- Construção mais simples, menos resistente a perfurações que modelos premium.
3. Technic Sport R 80/100-18 Dianteiro TL
Este pneu da Technic é a escolha perfeita para quem quer dar um visual e uma pegada mais esportiva à sua moto street, sem gastar muito. O Sport R é voltado para o motociclista que gosta de uma pilotagem mais ágil e aprecia um design de pneu mais agressivo.
Sua construção sem câmara (TL) adiciona uma camada de segurança, pois em caso de furo, o esvaziamento é lento e controlado.
O composto de borracha do Technic Sport R busca um meio-termo entre aderência e durabilidade, com uma leve inclinação para a performance. Isso significa que ele oferece boa estabilidade em curvas e uma resposta rápida aos comandos do guidão.
Contudo, essa esportividade pode significar uma vida útil um pouco menor em comparação com pneus focados exclusivamente em durabilidade, como o Vipal ST300. É ideal para quem usa a moto para lazer nos fins de semana ou quer um pneu dianteiro que inspire mais confiança em uma pilotagem dinâmica.
- Design esportivo que melhora a estética da moto.
- Boa aderência em curvas no asfalto seco.
- Versão sem câmara (TL) aumenta a segurança.
- Preço competitivo para um pneu com apelo esportivo.
- Durabilidade pode ser inferior a pneus puramente urbanos.
- Performance em piso molhado é apenas regular.
4. Jogo Pneus Technic T&C (Dianteiro + Traseiro)
Se você possui uma moto trail de baixa cilindrada, como uma Honda Bros ou Yamaha Crosser, e roda tanto na cidade quanto em estradas de terra leves, o kit Technic T&C é uma solução econômica e funcional.
Este conjunto foi pensado para o uso misto, oferecendo um desenho de banda de rodagem com blocos que garantem tração na terra sem comprometer excessivamente o conforto e a segurança no asfalto.
Comprar o par de pneus de uma vez é uma forma inteligente de garantir que a moto terá um comportamento equilibrado, já que os pneus dianteiro e traseiro foram projetados para trabalhar juntos.
O Technic T&C é a escolha para o motociclista que busca versatilidade com um orçamento controlado. Ele não vai ter a performance off-road de um pneu de enduro puro, nem a durabilidade de um pneu 100% asfáltico, mas cumpre bem sua função de pneu 50/50 para o dia a dia.
- Excelente custo ao comprar o par.
- Versatilidade para uso em asfalto e terra.
- Tração adequada para estradas de chão batido.
- Solução prática para donos de motos trail.
- No asfalto, pode gerar um pouco mais de ruído e vibração.
- Aderência em curvas no asfalto é inferior a pneus street.
5. Maggion Pneu Traseiro 110/90-17 para Bros/XRE
O Maggion Viper é um pneu traseiro projetado especificamente para motos trail populares como a Honda Bros e a XRE 190. Ele é a escolha ideal para o piloto que busca uma opção de reposição extremamente econômica, mas que ainda seja funcional para o uso misto.
A Maggion é uma marca nacional conhecida por seus produtos de baixo custo, e este pneu não é exceção.
Seu desenho é claramente inspirado em pneus de uso misto, com blocos espaçados para garantir alguma tração em terrenos de baixa aderência. No asfalto, seu comportamento é previsível para um pneu dessa proposta, mas não se deve esperar a mesma performance de modelos mais caros.
É uma opção para quem precisa trocar o pneu traseiro com urgência e tem o orçamento como principal critério de decisão. Funciona bem para deslocamentos urbanos e incursões leves na terra.
- Preço muito acessível.
- Proposta de uso misto (on/off-road).
- Medida correta para motos trail populares.
- Solução de emergência ou para quem roda pouco.
- Durabilidade e aderência são limitadas.
- Qualidade da borracha inferior a marcas mais conceituadas.
- Em condições de chuva, exige pilotagem cuidadosa.
6. Vipal TR300 90/90-19 Dianteiro para Bros/XRE

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O Vipal TR300 é um dos pneus dianteiros mais populares para motos trail no Brasil, e por um bom motivo. Ele oferece um equilíbrio fantástico entre performance no asfalto e capacidade na terra, tudo isso com um custo-benefício que agrada a maioria dos proprietários de Bros, XRE e Crosser.
Se você quer um pneu confiável, que não te deixe na mão em uma estradinha de terra no fim de semana, mas que também seja seguro na cidade, esta é a sua escolha.
Diferente de opções mais baratas, o TR300 tem um composto de borracha e um desenho de banda de rodagem que inspiram confiança. Os blocos centrais são mais juntos para estabilidade no asfalto, enquanto os blocos laterais são mais espaçados para "morder" a terra em curvas.
Ele representa um upgrade claro em relação a muitos pneus originais de fábrica, especialmente no quesito tração off-road, sem sacrificar demais a durabilidade.
- Excelente equilíbrio entre uso on e off-road.
- Ótimo custo-benefício na categoria trail.
- Boa tração em estradas de terra e cascalho.
- Durabilidade respeitável para um pneu de uso misto.
- Pode apresentar um pouco mais de ruído em altas velocidades no asfalto.
- Não é indicado para uso extremo em lama ou areia.
7. Vipal ST300 80/100-14 Traseiro para Biz/Pop
Este pneu é a versão do consagrado Vipal ST300 para as populares CUBs, como a Honda Biz e a Pop 110i. É a escolha perfeita para quem usa a motoneta como ferramenta de trabalho ou principal meio de transporte e precisa de um pneu traseiro que aguente o tranco.
O foco aqui é puramente a durabilidade e o baixo custo de aquisição e manutenção.
Seu desenho simples e funcional é otimizado para o asfalto, garantindo uma rodagem suave e segura em condições de piso seco. A estrutura reforçada foi pensada para suportar o uso constante e as imperfeições das vias urbanas.
Para o proprietário de uma Honda Biz que busca uma reposição confiável, sem surpresas e com um preço justo, o Vipal ST300 na medida correta é a decisão mais lógica e econômica.
- Custo-benefício imbatível para donos de Biz e Pop.
- Focado em alta durabilidade para uso intenso.
- Marca nacional de confiança e fácil de encontrar.
- Comportamento previsível no dia a dia.
- Performance em piso molhado é apenas funcional, exige cautela.
- Conforto pode ser um pouco inferior a pneus de composto mais macio.
8. Vipal TR300 60/100-17 Dianteiro para Biz/Pop
À primeira vista, um pneu de desenho misto como o TR300 em uma Honda Biz pode parecer estranho, mas ele atende a um nicho muito específico. Este pneu é para o usuário de Biz ou Pop que mora em áreas rurais ou enfrenta trechos de terra e ruas não pavimentadas com frequência.
Se o seu trajeto diário inclui mais do que apenas asfalto, este pneu dianteiro fará uma grande diferença na segurança e controle.
Os blocos da banda de rodagem do Vipal TR300 oferecem a tração extra que falta nos pneus 100% urbanos, evitando que a roda dianteira escorregue em cascalho ou terra solta. Ele transforma a Biz em um veículo mais capaz para encarar os desafios de estradas piores.
O custo é um leve aumento no ruído sobre o asfalto, mas o ganho em segurança em terrenos ruins compensa para quem realmente precisa dessa versatilidade.
- Aumenta drasticamente a segurança em estradas de terra.
- Ideal para quem usa Biz ou Pop em áreas rurais.
- Boa durabilidade, considerando a proposta de uso misto.
- Custo-benefício excelente para sua função específica.
- Gera mais ruído e vibração no asfalto liso.
- Desgaste pode ser um pouco mais rápido se usado 100% no asfalto.
9. Maggion Winner 90/90-18 Traseiro TT (Com Câmera)
O Maggion Winner é um pneu traseiro para quem busca o menor preço possível na hora da troca. Ele é destinado a motos street de baixa cilindrada que usam rodas raiadas e pneus com câmara (TT), como versões mais antigas da CG, Titan e YBR.
Se o seu orçamento é extremamente limitado e você precisa de um pneu novo para continuar rodando, esta é uma opção viável.
É importante alinhar as expectativas: o Winner é um pneu básico. Seu composto e construção são simples, focados em oferecer uma solução funcional a um custo mínimo. A durabilidade é razoável pelo preço pago, mas a aderência, principalmente em piso molhado, é limitada.
Este pneu é recomendado para motociclistas que rodam em baixa velocidade, em trajetos curtos e que priorizam a economia acima de tudo.
- Preço extremamente baixo.
- Opção funcional para orçamentos apertados.
- Fácil de encontrar no mercado de reposição.
- Desenho clássico para motos street.
- Aderência em piso molhado exige muita atenção.
- Durabilidade inferior a modelos de Vipal ou Technic.
- Necessita de câmara de ar, que pode furar e esvaziar rapidamente.
10. Pro Tork STR 7000 90/90-18 Traseiro
O Pro Tork STR 7000 é mais um concorrente no segmento de pneus de baixo custo para motos street de 125/150cc. Ele se posiciona como uma alternativa a marcas como Maggion, sendo uma escolha para o motociclista que precisa de uma solução de reposição imediata e barata.
É um pneu para quem usa a moto como um veículo utilitário e não exige alta performance.
Seu desenho da banda de rodagem é convencional para o uso urbano, visando um desgaste regular e um comportamento previsível no seco. Assim como outros pneus de entrada, seu ponto fraco é a performance sob chuva.
É uma escolha pragmática para quem roda pouco ou em condições controladas e quer gastar o mínimo possível na manutenção da moto. A qualidade é compatível com sua faixa de preço.
- Um dos pneus mais baratos do mercado.
- Solução econômica para troca emergencial.
- Adequado para uso urbano em baixa velocidade.
- Marca conhecida no mercado de motopeças.
- Baixa aderência em condições de chuva.
- Durabilidade limitada.
- Qualidade do composto de borracha é básica.
Pneu Com ou Sem Câmara (TT vs TL): Qual a Diferença?
Entender a diferença entre pneus TT (Tube Type) e TL (Tubeless) é vital para a sua segurança. A escolha não é opcional, ela depende do tipo de roda da sua moto.
- Pneu TT (Com Câmara): Este tipo de pneu precisa de uma câmara de ar interna para reter a pressão. São comuns em motos com rodas raiadas, pois os furos dos raios no aro impediriam a vedação do ar. A grande desvantagem é que, em caso de furo, a câmara de ar esvazia quase instantaneamente, o que pode causar a perda de controle da moto.
- Pneu TL (Sem Câmara): Este pneu veda o ar diretamente contra o aro da roda, que precisa ser específico para essa tecnologia (geralmente rodas de liga leve). Sua principal vantagem é a segurança. Quando perfurado, o ar escapa lentamente pelo objeto que o perfurou, dando tempo para o piloto parar a moto com segurança. São a norma em motos mais modernas.
Durabilidade vs. Aderência: Qual Pneu Dura Mais?
No mundo dos pneus, existe uma relação de troca fundamental entre durabilidade e aderência. É impossível ter o máximo dos dois em um único produto. Pneus com composto de borracha mais duro tendem a durar muito mais.
Eles resistem melhor ao desgaste do asfalto, resultando em uma maior quilometragem. O ponto negativo é que essa dureza diminui a capacidade do pneu de "grudar" no chão, resultando em menor aderência, especialmente em curvas e frenagens.
Por outro lado, pneus com composto mais macio oferecem uma aderência superior. Eles se moldam melhor às imperfeições do asfalto, proporcionando mais segurança e performance. A desvantagem é um desgaste muito mais rápido.
A escolha depende do seu perfil. Para o trabalho diário, um pneu com foco na durabilidade do pneu é mais econômico. Para uma pilotagem esportiva ou para quem valoriza a segurança acima de tudo, um pneu com mais aderência é a melhor opção.
Entendendo as Medidas: 90/90-18, 80/100-14, etc.
A sequência de números na lateral do pneu pode parecer confusa, mas é fácil de decifrar. Vamos usar o exemplo de um pneu 90/90-18:
- 90 (Largura): O primeiro número indica a largura do pneu em milímetros. Neste caso, 90 mm de largura.
- 90 (Altura/Perfil): O segundo número é a altura do pneu, expressa como uma porcentagem da largura. Aqui, a altura é 90% da largura de 90 mm, o que resulta em 81 mm.
- 18 (Aro): O último número indica o diâmetro do aro da roda em que o pneu deve ser montado, em polegadas. Neste caso, um aro de 18 polegadas.
É fundamental usar sempre as medidas recomendadas pelo fabricante da sua moto. Alterar essas medidas pode afetar negativamente a estabilidade, o consumo de combustível e a precisão do velocímetro.
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Juliana Lima Silva
Jornalista pela UFMG com MBA pelo IBMEC. Juliana supervisiona toda produção editorial do Busca Melhores, garantindo curadoria criteriosa, análises imparciais e informações sempre atualizadas para mais de 4 milhões de leitores mensais.

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