Melhores Filtros de Ar Esportivos para Moto: Qual?

Juliana Lima Silva
Juliana Lima Silva
13 min. de leitura

Escolher um filtro de ar esportivo para sua moto é uma das formas mais diretas de melhorar a admissão de ar do motor, buscando um ganho de performance e um ronco mais encorpado. Este guia detalhado analisa os 10 melhores modelos disponíveis, com foco em compatibilidade, tipo de fluxo, material e facilidade de instalação.

Aqui você encontrará a informação necessária para decidir qual filtro atende suas expectativas, seja para o uso diário na cidade ou para extrair o máximo de sua motocicleta.

Como Escolher o Filtro Certo para Sua Moto?

Antes de comprar, você precisa avaliar alguns pontos técnicos para garantir que o filtro funcione corretamente em sua moto. A escolha errada pode causar falhas no motor ou, pior, permitir a entrada de sujeira que causa desgaste prematuro.

Fique atento aos seguintes critérios:

Nossas análises e classificações são completamente independentes de patrocínios de marcas e colocações pagas. Se você realizar uma compra por meio dos nossos links, poderemos receber uma comissão. Diretrizes de Conteúdo

  • Compatibilidade e Bocal: Verifique se o filtro é compatível com o modelo e ano da sua moto. O diâmetro do bocal de encaixe é a medida mais importante. Meça o diâmetro da boca do seu carburador ou corpo de injeção (TBI) antes da compra. Filtros universais exigem atenção redobrada a essa medida.
  • Material de Filtragem: Os filtros esportivos mais comuns são feitos de tecido de algodão oleado ou espuma. O algodão geralmente oferece um fluxo de ar superior, enquanto a espuma pode ser mais eficiente na filtragem de partículas finas, sendo uma boa opção para quem roda em locais com muita poeira.
  • Fluxo Simples ou Duplo Fluxo: Filtros de fluxo simples puxam o ar apenas pelas laterais. Já o filtro duplo fluxo possui um cone invertido no topo, que aumenta a área de captação de ar. Essa opção é indicada para quem busca o máximo de performance, mas quase sempre exige um reajuste na alimentação de combustível.
  • Necessidade de Ajuste: Aumentar a entrada de ar exige mais combustível para manter a mistura ar/combustível ideal. Na maioria dos casos, a instalação de um filtro esportivo obriga você a fazer uma nova regulagem no carburador (troca de giclês) ou um remapeamento da injeção eletrônica para que a moto não apresente falhas em aceleração.

Análise dos 10 Melhores Filtros de Ar Esportivos

1. Filtro Lavável para Linha CG com Tampa e Parafusos

Este kit é uma solução completa para proprietários de Honda CG que desejam fazer o upgrade sem precisar comprar peças adicionais. A inclusão da tampa cromada e dos parafusos facilita a instalação, conferindo um visual mais limpo e organizado ao motor.

O elemento filtrante é lavável, o que representa uma economia a longo prazo, eliminando a necessidade de comprar filtros de papel descartáveis a cada revisão. O ronco do motor fica notavelmente mais grave, um dos principais atrativos para quem busca customização.

Ideal para o motociclista urbano que usa uma Honda CG no dia a dia e quer um upgrade simples, de baixo custo e com apelo estético. Se você procura uma modificação que melhora o som da moto e oferece uma pequena melhora na resposta do acelerador sem grandes complicações, este kit é a escolha certa.

A facilidade de vir com todos os componentes necessários torna o processo de instalação mais direto para quem tem pouca experiência com mecânica.

Prós
  • Kit completo com tampa e parafusos, facilitando a instalação.
  • Filtro lavável e reutilizável, gerando economia.
  • Proporciona um ronco mais grave e esportivo.
Contras
  • O ganho de potência real é mínimo, sendo mais um upgrade sonoro e estético.
  • A qualidade da abraçadeira de fixação pode ser inferior.
  • Pode exigir um pequeno ajuste na carburação para funcionamento perfeito.

2. Filtro Esportivo para Titan 150 e CG (Modelos Antigos)

Focado nos modelos mais antigos da linha Honda CG e Titan 150, este filtro de ar esportivo é uma opção de entrada para quem quer experimentar os benefícios de um fluxo de ar aumentado.

Sua construção simples e o preço acessível o tornam uma escolha popular. A instalação é direta, substituindo a caixa de ar original, o que libera espaço ao redor do motor e altera significativamente o som da admissão.

Sendo lavável, ele segue a linha dos filtros esportivos modernos, oferecendo reutilização.

Este produto é perfeito para donos de CGs carburadas mais antigas, como Titan 150 até 2008 ou CG 125, que não se importam em fazer a regulagem do carburador para obter o melhor resultado.

Se o seu objetivo principal é o ronco esportivo e um visual mais "racing" para o motor, sem um grande investimento inicial, este filtro atende exatamente a essa necessidade. É um ponto de partida para customizações mais profundas.

Prós
  • Custo-benefício excelente para um primeiro upgrade.
  • Compatibilidade com uma vasta frota de motos Honda antigas.
  • Melhora sonora perceptível, com ronco mais forte.
Contras
  • A qualidade do material filtrante pode ser básica, exigindo limpezas mais frequentes.
  • Quase certamente exigirá um acerto no giclê do carburador para evitar falhas.
  • A vedação no bocal do carburador pode não ser perfeita, exigindo atenção na montagem.

3. Filtro de Ar Eksim 45mm para CG 150 e CG 125

A marca Eksim é reconhecida no mercado de acessórios de performance por oferecer produtos com boa qualidade e preço competitivo. Este filtro com bocal de 45mm é direcionado para as Honda CG 125 e 150, modelos extremamente populares.

Sua construção utiliza um elemento filtrante de tecido que permite um fluxo de ar maior que o original, ao mesmo tempo que a malha metálica externa oferece proteção contra detritos maiores.

A cor vermelha vibrante também adiciona um forte apelo visual ao motor.

Para o proprietário de CG que busca um produto de uma marca com reputação estabelecida no segmento de performance, o filtro Eksim é uma escolha segura. Ele é ideal para quem já tem ou planeja outras modificações, como um escapamento esportivo, e precisa de um filtro que acompanhe a maior demanda por ar do motor.

Se você valoriza tanto a estética quanto a funcionalidade, este modelo entrega ambos.

Prós
  • Produto de marca reconhecida no mercado de performance.
  • Construção robusta com tela metálica de proteção.
  • Bocal de 45mm específico para vários modelos de CG.
Contras
  • Preço ligeiramente superior a modelos genéricos.
  • A coloração do tecido pode desbotar com o tempo e as lavagens.
  • Ajuste na alimentação de combustível é indispensável para bom desempenho.

4. Filtro Universal KGA 50mm para CBX 250 Twister

A KGA é outra marca forte no cenário de filtros esportivos, e este modelo com bocal de 50mm é frequentemente associado à Honda CBX 250 Twister. A Twister, com seu motor de 250cc, responde muito bem a um aumento no fluxo de ar, e este filtro foi projetado para isso.

Sua construção de alta vazão permite que o motor "respire" melhor em médias e altas rotações, resultando em uma aceleração mais vigorosa e retomadas mais rápidas. O design cônico é clássico e funcional.

Este filtro é a escolha perfeita para o dono de uma Twister que quer extrair mais performance do seu motor. Se você gosta de pilotar de forma mais esportiva e sente que a moto perde fôlego em regimes mais altos, este upgrade pode fazer uma diferença notável.

É também uma ótima opção para quem está montando um projeto de customização café racer ou streetfighter, onde a caixa de ar original é removida por questões estéticas.

Prós
  • Marca KGA com boa reputação de qualidade.
  • Ideal para motores de média cilindrada como o da Twister 250.
  • Melhora perceptível na resposta em altas rotações.
Contras
  • Sendo universal, a compatibilidade de espaço físico precisa ser verificada.
  • Exige obrigatoriamente um reajuste da carburação para não causar danos ao motor.
  • Aumenta o ruído de sucção do ar, o que pode ser incômodo para alguns.

5. Filtro de Ar Duplo Fluxo RC084 Performance

Este filtro de ar se destaca pelo seu design de duplo fluxo. Além da área de filtragem lateral, ele possui um cone no topo que também permite a entrada de ar, maximizando a captação.

Esse desenho é voltado para a busca de performance máxima, fornecendo ao motor um volume de ar substancialmente maior que filtros de fluxo simples. É um modelo universal, o que exige a medição correta do bocal do carburador ou TBI antes da compra, mas sua eficiência o torna uma opção para projetos mais sérios.

Para o entusiasta de performance que não tem medo de mecânica e busca extrair cada cavalo de potência do motor. Se você já tem um escapamento dimensionado e está pensando em preparar o cabeçote ou aumentar a cilindrada, o filtro duplo fluxo é o complemento ideal.

Ele não é recomendado para iniciantes, pois sua alta vazão exige um acerto fino e cuidadoso da alimentação para que o motor funcione de forma segura e eficiente.

Prós
  • Tecnologia de duplo fluxo para máxima admissão de ar.
  • Potencial de ganho de performance superior a filtros de fluxo simples.
  • Design agressivo e focado em alto desempenho.
Contras
  • Exige conhecimento técnico para instalação e ajuste correto do motor.
  • A filtragem de partículas pode ser menos eficiente devido ao foco em vazão.
  • O cone superior exige mais espaço livre para instalação.

6. Filtro Esportivo 35mm para Honda Biz 100

Donos de Honda Biz também podem customizar suas motos. Este filtro com bocal de 35mm é desenhado especificamente para modelos como a Biz 100, uma das motonetas mais vendidas do Brasil.

Em um motor de baixa cilindrada, o ganho de potência é marginal, mas a mudança no som é o grande destaque. A moto ganha um ronco de admissão mais grosso, que muitos usuários apreciam.

Além disso, a remoção da caixa de ar original pode facilitar o acesso a outras partes do motor para manutenção.

Este produto é para o proprietário de Biz 100 que quer personalizar sua motoneta, dando a ela um som diferenciado e um visual mais esportivo. Se você não está preocupado com ganhos expressivos de performance, mas sim com o estilo e o prazer de ter uma moto com um ronco único, este filtro é um acessório de baixo custo e grande impacto.

É um upgrade estético e sonoro perfeito para o trânsito urbano.

Prós
  • Compatibilidade específica com Honda Biz 100 (bocal 35mm).
  • Altera significativamente o som da moto para um ronco mais encorpado.
  • Upgrade de baixo custo com forte apelo estético.
Contras
  • Ganho de performance praticamente nulo em motores pequenos.
  • Pode deixar o motor mais exposto à água e sujeira.
  • A necessidade de ajuste no carburador pode ser um incômodo para um upgrade simples.

7. Filtro de Ar Específico para CB 300R (2009-2015)

Diferente dos filtros cônicos universais, este modelo é do tipo "inbox", projetado para substituir diretamente o filtro original dentro da caixa de ar da Honda CB 300R. Essa abordagem mantém a proteção original do sistema contra água e sujeira, ao mesmo tempo que utiliza um elemento filtrante de alto fluxo.

A principal vantagem é a facilidade de instalação: basta abrir a caixa, trocar o filtro e fechar. Não há necessidade de adaptações.

Perfeito para o dono de CB 300R que busca um aumento de performance de forma segura e discreta. Se você quer os benefícios de um fluxo de ar melhorado, mas sem expor o filtro aos elementos e sem alterar a originalidade visual da moto, este filtro inbox é a solução ideal.

Ele é a escolha para quem quer um upgrade do tipo "instale e esqueça", com a vantagem de ser lavável e durar muito mais que o componente de papel.

Prós
  • Instalação simples, substitui o filtro original na caixa de ar.
  • Mantém a proteção original contra água e detritos.
  • Combina performance com discrição, sem alterar a estética.
Contras
  • O ganho de performance é mais sutil comparado a um filtro cônico externo.
  • O ronco da admissão muda pouco, pois o som continua abafado pela caixa de ar.
  • Custo inicial mais elevado que os filtros universais.

8. Filtro de Ar Eksim 53mm para CBX 250 e XR 250

Este filtro da Eksim, com bocal de 53mm, atende especificamente a duas motos icônicas da Honda: a street CBX 250 Twister e a trail XR 250 Tornado. Ambas compartilham a mesma base de motor, que se beneficia enormemente de um filtro de ar de maior vazão.

A construção da Eksim garante durabilidade, com malha de aço e elemento filtrante de qualidade, capaz de suportar as demandas de um uso mais severo, especialmente no caso da Tornado em ambientes off-road.

Para o motociclista que possui uma Twister ou uma Tornado e busca um upgrade de marca confiável e com medida de bocal correta para uma instalação sem folgas. Se você quer mais "pegada" em acelerações e um motor que sobe de giro com mais facilidade, este filtro Eksim é uma aposta certa.

Ele é especialmente recomendado para quem já trocou o escapamento e agora busca o equilíbrio perfeito na preparação do motor.

Prós
  • Medida de bocal de 53mm, ideal para Twister e Tornado.
  • Qualidade de construção da marca Eksim.
  • Ótimo complemento para outras modificações de performance.
Contras
  • Para uso na Tornado em trilhas, a exposição à poeira exige limpeza constante.
  • Ajuste de carburação é mandatório para evitar superaquecimento.
  • O filtro fica mais exposto a impactos e sujeira em comparação com o sistema original.

9. Filtro Lavável Ampla Compatibilidade (Pop, Bros, XRE)

A grande vantagem deste filtro é sua versatilidade. Anunciado como compatível com uma gama variada de motos Honda, como Pop 100/110i, Bros 125/150/160 e XRE 190/300, ele busca ser uma solução quase universal.

Essa flexibilidade é ótima, mas exige que o comprador confirme o diâmetro do bocal do seu modelo específico. Sua construção é padrão, com elemento lavável e tela metálica, prometendo melhor fluxo de ar e o ronco esportivo característico.

Este modelo é indicado para quem tem uma das motos listadas e busca um filtro esportivo genérico e de baixo custo. Se você está disposto a verificar as medidas e, talvez, fazer uma pequena adaptação na fixação, pode obter um bom resultado com um investimento baixo.

É uma escolha pragmática para quem quer os benefícios básicos de um filtro lavável sem procurar um modelo específico e mais caro.

Prós
  • Ampla compatibilidade declarada com modelos populares.
  • Preço muito competitivo.
  • Filtro lavável, oferecendo economia a longo prazo.
Contras
  • A compatibilidade universal pode resultar em um encaixe não perfeito.
  • A qualidade de filtragem pode ser inferior a modelos de marcas especializadas.
  • É crucial medir o bocal da moto antes da compra para evitar devoluções.

10. Filtro Esportivo para Linha CG (2014 em diante)

Este filtro é direcionado aos modelos mais recentes da linha Honda CG, a partir de 2014, que já vêm equipados com injeção eletrônica. Para estas motos, a instalação de um filtro de ar de alta vazão pode proporcionar uma melhora na resposta do acelerador.

O sistema de injeção eletrônica consegue se autoajustar até certo ponto para a nova quantidade de ar, mas um remapeamento é sempre o ideal para extrair o máximo de proveito e garantir a saúde do motor.

Para o dono de uma CG 150 ou 160 com injeção eletrônica que deseja um ronco mais agressivo e uma pequena melhora na agilidade da moto. Se você quer um visual mais customizado e não se intimida com a possibilidade de precisar de um ajuste fino na injeção, este filtro é uma excelente opção.

Ele moderniza a admissão de ar, acompanhando a tecnologia do motor injetado.

Prós
  • Projetado para modelos mais novos da linha CG (pós 2014).
  • Melhora o ronco e a resposta do acelerador em motos injetadas.
  • Fácil instalação física no lugar da caixa de ar.
Contras
  • Para um funcionamento perfeito, pode ser necessário remapear a injeção eletrônica.
  • Exposição do filtro a elementos como chuva e poeira.
  • O ganho de performance é modesto sem o remapeamento.

Filtro Esportivo Aumenta a Potência da Moto?

Sim, um filtro de ar esportivo pode aumentar a potência da moto, mas é importante ter expectativas realistas. O motor de combustão funciona com uma mistura de ar e combustível. Ao permitir que mais ar entre no motor, o filtro esportivo possibilita a queima de mais combustível, o que gera mais energia.

O ganho de potência geralmente fica na casa de 1 a 5%, dependendo do motor e de outras modificações. Em uma moto de 150cc, isso pode representar 1 a 2 cavalos, enquanto em uma de 600cc o ganho pode ser mais expressivo.

O efeito é mais notado em médias e altas rotações, onde o motor precisa de mais "fôlego". Para o ganho ser efetivo, o sistema de alimentação (carburador ou injeção) precisa ser ajustado para fornecer o combustível extra.

Sem esse ajuste, a moto pode apresentar falhas e até sofrer superaquecimento por funcionar com uma mistura pobre (excesso de ar).

Manutenção e Limpeza do Filtro de Ar Lavável

A grande vantagem do filtro esportivo é ser reutilizável. A manutenção correta garante sua eficiência e a proteção do motor. O processo de limpeza é simples e deve ser feito a cada 5.

000 a 10.000 km, ou antes, se você rodar em locais com muita poeira. Siga estes passos:

  • Remoção: Solte a abraçadeira e remova o filtro do bocal de admissão.
  • Limpeza: Borrife um produto limpador de filtros de ar (desengraxante) ou use um balde com água e detergente neutro. Mergulhe o filtro e agite suavemente para soltar a sujeira. Enxágue de dentro para fora, para que a sujeira não seja empurrada para dentro do elemento.
  • Secagem: Deixe o filtro secar naturalmente. Nunca use ar comprimido, pois a força do jato pode rasgar o elemento filtrante de algodão ou espuma.
  • Lubrificação: Após o filtro estar completamente seco, aplique uma camada fina e uniforme de óleo próprio para filtros de ar. Este óleo é pegajoso e ajuda a capturar as partículas de poeira. Não exagere na quantidade, pois o excesso de óleo pode ser sugado para o motor e sujar sensores.

Filtro Esportivo vs. Original: Qual o Custo-Benefício?

A decisão entre manter o filtro original de papel ou mudar para um esportivo lavável depende de seus objetivos e orçamento. O filtro original oferece, na maioria das vezes, a melhor capacidade de filtragem de partículas finas, sendo ideal para proteger o motor em seu estado original.

Contudo, ele é descartável e precisa ser trocado periodicamente, gerando um custo contínuo.

O filtro esportivo tem um custo inicial mais alto. Um bom filtro esportivo pode custar o equivalente a três ou quatro filtros originais. Sua vantagem está no longo prazo: por ser lavável, sua vida útil pode chegar a mais de 80.

000 km se bem cuidado. Além dos ganhos de performance e do ronco, a economia com trocas futuras faz com que o investimento inicial se pague ao longo do tempo. Para quem planeja ficar com a moto por muitos anos ou busca performance, o custo-benefício do filtro esportivo é excelente.

Perguntas Frequentes

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