Melhores captadores para violão para timbres fiéis
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Amplificar seu violão acústico sem perder a riqueza do timbre original é um desafio. A escolha do captador certo define a qualidade do seu som no palco, no estúdio ou em casa. Este guia analisa os melhores captadores disponíveis, explicando as diferenças entre os tipos e indicando qual modelo é o mais adequado para o seu estilo musical e seu instrumento.
Aqui, você encontrará informações claras para fazer uma compra segura e transformar o som do seu violão.
Piezo vs. Magnético: Como Escolher Seu Captador?
A sua decisão começa na escolha entre os dois principais tipos de captadores: piezo e magnético. Captadores piezoelétricos, ou piezos, são os mais comuns. Eles funcionam captando a vibração mecânica das cordas através do rastilho ou do corpo do violão.
O resultado é um som brilhante e com boa resposta percussiva. Eles são versáteis e funcionam tanto para violões com cordas de aço quanto para os de nylon.
Nossas análises e classificações são completamente independentes de patrocínios de marcas e colocações pagas. Se você realizar uma compra por meio dos nossos links, poderemos receber uma comissão. Diretrizes de Conteúdo
Já os captadores magnéticos funcionam de forma similar aos de uma guitarra elétrica. Eles criam um campo magnético e captam a vibração das cordas de metal que interferem nesse campo.
Por essa razão, funcionam apenas com cordas de aço. O timbre que produzem é mais quente, encorpado e com excelente resistência à microfonia, o que os torna ideais para apresentações em volumes altos.
A instalação costuma ser na boca do violão, sendo muitas vezes um processo simples e reversível.
Existe ainda uma terceira via: o captador de contato. Tecnicamente, é um tipo de piezo, mas em vez de ser instalado sob o rastilho, ele é colado diretamente no tampo do violão. Sua vantagem é captar a ressonância da madeira, o que resulta em um timbre muito natural e que reproduz os detalhes percussivos do seu jeito de tocar.
São excelentes para quem busca a máxima fidelidade acústica.
Análise: Os 10 Melhores Captadores para Violão
1. Fishman Neo-D Magnetic Single Coil
O Fishman Neo-D Single Coil é uma referência em captadores magnéticos de boca. Sua instalação é extremamente simples: basta encaixá-lo na boca do violão, sem necessidade de furos ou modificações permanentes no instrumento.
Ele oferece um timbre brilhante e articulado, característico dos captadores single-coil, que ressalta os detalhes da sua palhetada. A estrutura com ímãs de neodímio garante um ótimo equilíbrio sonoro entre as cordas.
Este captador é a escolha perfeita para o músico que toca um violão com cordas de aço e precisa de uma solução prática e de alta qualidade para shows e gravações. Se você alterna entre tocar acústico e plugado e não quer alterar permanentemente seu instrumento, o Neo-D oferece um som profissional com a conveniência de um sistema removível.
Ele é ideal para folk, pop e rock acústico, onde a clareza e a resistência à microfonia são fundamentais.
- Instalação rápida e sem furos
- Timbre brilhante e bem definido
- Excelente equilíbrio de volume entre as cordas
- Ótima resistência à microfonia
- Funciona apenas com cordas de aço
- Capta menos a ressonância do corpo do violão
- O cabo fica aparente para fora do instrumento
2. Fishman OEM PSY 201 com Pré-Amp
O Fishman OEM PSY 201 é um sistema completo de captação, incluindo um captador piezo de rastilho e um pré-amplificador para ser instalado na lateral do violão. Este kit oferece controle total sobre o seu som, com equalizador de 3 bandas (graves, médios e agudos), um controle de brilho, um botão de fase para combater microfonia e um afinador cromático embutido com display de LED.
Este sistema é destinado a músicos que buscam uma solução permanente e profissional para eletrificar seu violão. Se você toca ao vivo com frequência e precisa de ajustes rápidos de timbre no próprio instrumento, o PSY 201 é imbatível.
A instalação exige um corte na lateral do violão, então é recomendado para quem tem segurança em fazer o serviço ou para quem vai contratar um luthier. O resultado é um violão pronto para qualquer palco, com a confiabilidade da marca Fishman.
- Sistema completo com pré-amplificador e afinador
- Controles de equalização e fase no instrumento
- Qualidade de som Fishman reconhecida no mercado
- Afinador embutido preciso e de fácil leitura
- Instalação invasiva que exige corte no violão
- Som do piezo pode soar um pouco 'plástico' sem um bom ajuste no EQ
3. Kit Equalizador LC5 de 5 Bandas
O Kit Equalizador LC5 é uma opção de baixo custo para quem deseja controle tonal máximo. Este sistema vem com um pré-amplificador de 5 bandas, oferecendo ajustes finos de graves, médios, agudos, presença e brilho.
Além disso, inclui um captador piezo de rastilho, um indicador de bateria fraca e um afinador cromático integrado, tornando-o um pacote completo para a eletrificação de um violão acústico.
Para o músico com orçamento limitado ou para quem gosta de projetos 'faça você mesmo' e quer experimentar um sistema com muitos controles, este kit é uma escolha acertada. Ele permite esculpir o som com uma precisão que muitos sistemas mais caros não oferecem.
Se você toca em bandas com muitos instrumentos e precisa que seu violão se destaque na mixagem, as 5 bandas de EQ ajudam a encontrar a frequência certa. A instalação, no entanto, é invasiva e exige cuidado.
- Controle tonal extenso com 5 bandas de EQ
- Preço acessível
- Inclui afinador cromático integrado
- Pacote completo com todas as peças para instalação
- Qualidade sonora do pré-amplificador é apenas funcional, não premium
- Instalação complexa para iniciantes
- Construção com materiais mais simples
4. Pré-amplificador Clássico EQ-7545R 4 Bandas
O EQ-7545R é um dos sistemas de pré-amplificação mais populares e tradicionais do mercado. Ele é conhecido por sua simplicidade e funcionalidade, oferecendo um equalizador de 4 bandas (bass, midd, treb, pres) e um controle de volume.
Este kit inclui o captador piezo de rastilho e todos os componentes necessários para a instalação na lateral do violão. É um design clássico, testado e aprovado por décadas.
Este pré-amplificador é a escolha ideal para quem busca eletrificar um violão de entrada ou reformar um instrumento antigo sem gastar muito. Se você precisa de uma solução simples, sem sinos e assobios como afinadores embutidos, e quer apenas os controles essenciais de timbre, o EQ-7545R entrega exatamente isso.
É um produto para o músico prático, que precisa de um sistema confiável e barato para ensaios e pequenas apresentações.
- Extremamente acessível
- Design simples e funcional com 4 bandas de EQ
- Sistema amplamente utilizado e fácil de encontrar peças de reposição
- Consumo de bateria baixo
- Não possui afinador integrado
- Timbre do piezo pode ser estridente se não for bem equalizado
- Qualidade de construção básica
5. Captador Magnético Single Cool para Aço
Este captador magnético da Single Cool é uma alternativa econômica ao Fishman Neo-D, projetado para instalação na boca do violão. Ele captura o som das cordas de aço com um timbre quente e cheio, típico de captadores magnéticos.
A instalação é fácil e não requer modificações permanentes no instrumento, sendo fixado por duas garras acolchoadas que se prendem às bordas da boca do violão.
Se você é um iniciante querendo experimentar a amplificação do seu violão de aço pela primeira vez, este produto é perfeito. Ele oferece um bom ponto de partida sem exigir um grande investimento.
Para músicos que tocam em casa, gravam demos ou se apresentam em ambientes de baixo volume, este captador cumpre sua função de forma honesta. É uma porta de entrada para o mundo dos captadores magnéticos.
- Custo muito baixo
- Instalação simples e não invasiva
- Timbre quente e boa resistência a microfonias
- Vem com cabo P10 integrado
- Funciona apenas com cordas de aço
- Qualidade sonora inferior a modelos de marcas como Fishman
- Pode apresentar um pouco de ruído por ser single-coil
6. Musiclily Piezo de Contato Versátil
O Musiclily Piezo de Contato é uma solução minimalista e extremamente versátil para amplificação. Ele consiste em um pequeno disco piezo que pode ser colado em qualquer superfície vibrante.
Isso significa que ele funciona em violões de aço, nylon, ukuleles, violinos, cajons e praticamente qualquer instrumento acústico. Ele capta o som diretamente da vibração do tampo, resultando em um timbre orgânico e rico em detalhes percussivos.
Este captador é ideal para músicos que tocam instrumentos não convencionais ou para violonistas de nylon que buscam uma opção simples e não invasiva. Se você valoriza a captação dos sons percussivos no corpo do violão, como batidas no tampo, este captador de contato vai reproduzi-los fielmente.
Por ser passivo, ele se beneficia muito do uso com um pré-amplificador externo para moldar o timbre e aumentar o ganho.
- Extremamente versátil, funciona em quase qualquer instrumento
- Captura o som natural e percussivo do instrumento
- Instalação não invasiva (pode ser colado com fita dupla-face)
- Preço muito baixo
- Suscetível a microfonia em volumes muito altos
- Sinal de saída baixo, geralmente requer um pré-amplificador externo
- A posição de instalação afeta drasticamente o timbre final
7. Kit Captador SV-T750 com Afinador 5 Bandas
Similar ao LC5, o kit SV-T750 oferece um sistema de pré-amplificação completo com um equalizador de 5 bandas, afinador cromático e um captador piezo de rastilho. Sua principal característica é o grande número de controles, permitindo um ajuste muito detalhado do som.
Os controles incluem graves, médios 1, médios 2, agudos e presença, dando ao músico poder para adaptar o timbre a qualquer ambiente ou sistema de som.
Este kit é para o músico que adora ter controle. Se você é do tipo que gosta de ajustar cada detalhe do seu som e precisa de flexibilidade para cortar ou adicionar frequências específicas, o SV-T750 é uma ferramenta poderosa.
É uma boa opção para quem toca em situações sonoras desafiadoras e precisa moldar o som do violão para evitar sobreposição com outros instrumentos. A instalação é invasiva e mais indicada para quem tem experiência com luthieria.
- Controle sonoro detalhado com 5 bandas de EQ
- Afinador integrado para maior praticidade
- Kit completo a um preço competitivo
- Ideal para resolver problemas de mixagem ao vivo
- Qualidade sonora mediana, focada mais na versatilidade do EQ
- Exige um corte grande na lateral do violão
- Pode ser excessivamente complexo para usuários iniciantes
8. Captador de Rastilho Piezo Elétrico
Este produto é apenas o elemento de captação piezo, a fina tira que fica sob o rastilho do violão. Ele não vem com pré-amplificador ou jack, sendo uma peça de reposição ou para projetos customizados.
Fabricado com material cerâmico, ele é projetado para captar as vibrações das cordas de maneira uniforme e transferi-las como um sinal elétrico. Sua flexibilidade permite que se adapte a pontes levemente curvadas.
Esta é uma peça para luthiers, técnicos ou entusiastas de DIY. Se o captador do seu violão elétrico parou de funcionar, esta é uma peça de reposição barata e eficaz. Também é a escolha para quem está montando um sistema de captação do zero, combinando este piezo com um pré-amplificador de sua preferência.
Não é um produto plug-and-play e exige conhecimento técnico para instalação e solda.
- Custo extremamente baixo
- Ideal como peça de reposição
- Permite projetos de captação customizados
- Compatível com a maioria dos pré-amplificadores do mercado
- Não é um kit completo, requer outras peças
- Exige conhecimento técnico para instalação
- Qualidade do som depende inteiramente do pré-amplificador ao qual será conectado
9. Sistema Fisherman 301 com EQ e Afinador
O sistema Fisherman 301, inspirado no design do Fishman Presys Blend, oferece um conjunto de recursos profissionais em um formato compacto. Ele combina um captador piezo de rastilho com um microfone interno, permitindo que você misture os dois sinais para obter um timbre mais natural.
O pré-amplificador lateral inclui equalizador de 3 bandas, controle de notch para eliminar microfonia, botão de fase, afinador e um controle 'blend' para mixar o som do piezo com o do microfone.
Este é o captador para o músico que busca o timbre acústico mais autêntico possível em um sistema ativo. Se você valoriza o 'ar' e a ressonância do corpo do violão, a possibilidade de misturar o sinal do microfone interno faz toda a diferença.
É uma escolha excelente para fingerstyle, música instrumental e gravações. O Fisherman 301 oferece recursos de ponta, como o controle de notch e o blend, para quem leva a sério a qualidade do seu som plugado.
- Sistema dual source (piezo + microfone) para timbre natural
- Controle de blend para mixar os sinais
- Filtro notch e botão de fase para controle eficaz de microfonia
- Afinador integrado e EQ de 3 bandas
- Instalação invasiva e mais complexa devido ao microfone interno
- O uso do microfone pode aumentar a chance de microfonia em palcos muito barulhentos
10. Jackcap 1 UP Captador de Contato
O Jackcap 1 UP é um captador de contato passivo com uma solução de instalação inteligente. Ele consiste em uma pastilha piezo conectada diretamente a um jack P10, que substitui o pino de correia original do violão.
A instalação requer apenas alargar o furo do pino da correia, tornando-a menos invasiva que a de um pré-amplificador lateral. A pastilha é colada por dentro do tampo com fita dupla-face.
Este produto é perfeito para o músico que deseja uma solução 'invisível' e de alta fidelidade para amplificar um violão de nylon ou aço. Se você quer captar a ressonância do tampo mas prefere uma instalação mais limpa e permanente que um captador de contato externo, o Jackcap é ideal.
Ele preserva a estética do instrumento e oferece um som orgânico. Funciona melhor quando combinado com um pré-amplificador em pedal para ajustar o volume e o timbre.
- Instalação limpa e discreta
- Excelente para capturar o timbre natural do tampo
- Funciona com violões de aço e nylon
- Não altera a lateral do instrumento
- Requer alargar o furo do pino da correia
- Sinal passivo de baixo ganho, necessita de pré-amplificador externo
- Suscetível a microfonia em volumes elevados
Pré-Amplificador e Equalizador: Preciso Deles?
Um pré-amplificador, ou pré-amp, tem duas funções principais. Primeiro, ele aumenta o sinal elétrico fraco gerado pelo captador para um nível de linha, que é o padrão usado por mesas de som e amplificadores.
Sem ele, o som do seu violão seria muito baixo e com ruído. Segundo, ele geralmente inclui um equalizador (EQ), que permite moldar o timbre. Captadores passivos, como os de contato ou magnéticos mais simples, não possuem pré-amp embutido e se beneficiam enormemente de um pedal de pré-amp externo.
Sistemas ativos, por outro lado, já vêm com um pré-amplificador integrado, geralmente alimentado por uma bateria de 9V. A grande vantagem é a conveniência de ter os controles de volume e equalização diretamente no violão.
Um equalizador permite que você ajuste as frequências graves, médias e agudas para adaptar seu som ao ambiente. Se o som está muito estridente, você pode cortar os agudos. Se está sem corpo, pode aumentar os graves.
Para apresentações ao vivo, ter um EQ à mão é uma ferramenta poderosa.
Dicas Para Instalação do Seu Novo Captador
- Leia o manual: Antes de começar, leia todas as instruções do fabricante. Cada sistema tem suas particularidades.
- Contrate um profissional: Se o seu captador exige cortes na madeira do violão, como os sistemas de pré-amplificador lateral, considere fortemente contratar um luthier. Um erro pode danificar seu instrumento permanentemente.
- Teste a posição: Para captadores de contato, use uma fita adesiva temporária para testar diferentes posições no tampo. A área próxima ao cavalete geralmente oferece um bom equilíbrio, mas cada violão reage de uma forma.
- Cuidado com o rastilho: Ao instalar um captador piezo de rastilho, certifique-se de que a base do rastilho e a fenda no cavalete estejam perfeitamente planas. Qualquer irregularidade causará desequilíbrio no volume entre as cordas.
Mantendo o Timbre Acústico Original do Violão
A busca pelo timbre acústico perfeitamente amplificado é o objetivo de todo músico. Nenhum captador consegue replicar com 100% de exatidão o som que você ouve do seu violão desplugado.
Cada tipo de captador colore o som de uma maneira. Piezos de rastilho são diretos e definidos, mas podem soar um pouco duros. Captadores magnéticos são quentes e resistentes à microfonia, mas não captam a vibração do corpo do instrumento.
Para chegar o mais perto possível do som natural, os sistemas 'dual source' são a melhor opção. Eles combinam um captador piezo ou magnético com um microfone interno. O captador principal fornece o corpo e a definição do som, enquanto o microfone adiciona o 'ar', a ambiência e a ressonância da madeira.
Ao misturar os dois sinais, você obtém um timbre rico, complexo e muito próximo do acústico puro. O sistema Fisherman 301 da nossa lista é um ótimo exemplo dessa tecnologia.
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Diretora de Conteúdo
Juliana Lima Silva
Jornalista pela UFMG com MBA pelo IBMEC. Juliana supervisiona toda produção editorial do Busca Melhores, garantindo curadoria criteriosa, análises imparciais e informações sempre atualizadas para mais de 4 milhões de leitores mensais.

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